22 de abril de 2009

Doutor José Coelho dos Santos (1863/1923)

Esquecido pelo poder público de passado longínquo, no sul do Espírito Santo, numa senzala nas alterosas da então comarca de São Pedro do Itabapoana, no período cinzento da escravatura, existiu um certo Mestre Silvestre, escravo alforriado, enfim livre das chibatas. Ele veio, quem sabe, das terras angolanas, da distante e espoliada África.

Mestre Silvestre era um pai abnegado e tinha um sonho dourado, e uma feérica  determinação. O sonho desse carpinteiro de igual profissão daquele que é chamado de São José Operário, esse quiçá, poderia ter sido São Silvestre. E a proposta dele  era promover a instrução do seu filho, e precisava poupar suas parcas economias, imagine-se na vigência da pós-escravidão, a abissal dificuldade em realizar tal intento.

A profissão de Mestre Silvestre era uma raridade, e por isso valorada no contexto escravagista. Eis que Mestre Silvestre, repentinamente ficou seriamente doente. A temperatura do seu corpo não cedia, a uma febre que ardia implacávelmente. E por bom tempo permaneceu acamado. Receiava morrer e não conseguir materializar o sonho dele. Era uma ferrenha vontade; e para animá-lo, sabia ser seu filho, por demais inteligente, eis o  mágico leitmotiv.


A esposa, disposta a salvar seu marido, tomou uma decisão: embrenhando-se nas densas matas na busca da sua cura, através da fitoterapia, ou seja, das plantas medicinais. Muitas dessas ervas já eram conhecidas dos negros, pois existiam também na mãe África. Colheu as folhagens e  raízes milagrosas, e preparando-as para o marido dela.. Ele, gradualmente foi se restabelecendo, e após algumas semanas já estava de pé.


escravidão

Credita-se a sua cura, a essa rudimentar terapia, contudo eficaz. Os escravos doentes eram desprezados e morriam à míngua, pois o senhor-do-engenho não cuidava da enfermidade deles, por razões financeiras. Os historiadores atuais, pesquisando esse período, chegaram à conclusão que um escravo, pela evolução monetária, custaria hoje a cifra de R$10.000,00 (dez mil reais).

O jovem filho inicialmente foi estudar numa escola regular junto ao Porto de Limeira, às margens do majestoso rio Itabapoana, onde o mesmo é a fronteira entre o Espírito Santo e o Rio de Janeiro. O filho do Mestre Silvestre resolveu desafiar o seu próprio destino e submeteu-se aos testes na Escola Nacional de Medicina - aprovado brilhantemente - logrou-se em ser o primeiro aluno, e nessa condição arrebatou o então disputadíssimo prêmio Torres Homem. Graduando-se, retornou à terra natal, e em São Pedro do Itabapoana clinicou durante um longo período. Conquistou diversos cargos no Legislativo, tendo sido Vereador e Deputado Estadual por duas vezes, e ocupado a Presidência da Assembleia do Estado do Espírito Santo, e nessa condição foi Governador do Espírito Santo.

Um filho legítimo de escravo alforriado, chegou ao mais alto cargo do poder público estadual. Anos mais tarde mudou-se para a cidade vizinha - Campos dos Goytacazes - pois seus filhos lá estudavam. Nessa cidade exerceu a profissão plena de médico, tendo se destacado no combate à epidemia da peste bubônica, que se sucedeu a uma caudalosa enchente em 1909. Pela sua inequívoca inteligência e valor profissional, foi convidado para ser membro da hermética Academia de Medicina da França. Tal qual o famoso compositor de música erudita Wolfgang Amadeus Mozart, pertenceu aos quadros da Loja Ordem e Progresso, de ascendência maçônica, na cidade de Campos dos Goytacazes, onde repousa eternamente.

Toda essa trajetória vitoriosa foi um milagre forjado nas lágrimas e no sangue dos ancestrais. Curiosamente, na infância e juventude, residi na rua que leva o seu nome, sem jamais saber de quem se tratava. Um sobrevivente das trevas do maior trauma social da história do Brasil. E a biografia desse cidadão brasileiro continua eclipsada. Talvez propositadamente, por vontade das elites carcomidas pelo tempo. Um inconteste luminar, esse Doutor José Coelho dos Santos.

Bibliografia:
Mimoso do Sul - "Um Municipio em Revista de 1951"
Autor: Newton Braga - Cach. do Itapemirim
São Pedro do Itabapoana - "Páginas da nossa terra - 1534 a 1931"
Autor: Grinalson Medina
Publicação da Loja Maçônica - "Ordem e Progresso" - Campos dos Goytacazes-RJ
Título: "1808"
Autor: Laurentino Gomes
Editora Planeta - RJ
"Dicionário Grove de Música"
Autor: Stanley Sadie
Editora: Jorge Zahar RJ
Loja Maçônica Progresso - Campos dos Goytacazes - RJ
Agradecimento especial ao Ex-Presidente da Câmara dos Vereadores de Mimoso do Sul (ES) - Jorbano Almagro

2 comentários:

  1. Adorei, devo dizer que já conhecia esta história, contada por um dos descendentes de José Coelho, meu professor Hélio de Freitas Coelho. Minha opinião é que ela ganha mais vida quando relatada por você.

    ResponderExcluir
  2. Bela história deixada para seus descendentes!

    ResponderExcluir